Para quem Jesus apareceu primeiro após a ressurreição?

Jesus apareceu primeiro para as duas Marias? Só para Maria Madalena? Cléopas e outro discípulo ou para Pedro? Será que agora encontraremos um contradição firme e consistente que tire a integridade das Escrituras?

Essa é mais uma das muitas sugeridas pelos críticos da Bíblia Sagrada e aceitamos mais esse desafio de buscar a verdade sobre esses relatos que eles acreditam contradizer uns aos outros sobre quem teria visto Jesus ressurreto primeiro.

Jesus apareceu primeiro para quem nos relatos bíblicos?
Obviamente que a confusão sempre parte ou de cristãos imaturos ou de ateus precipitados a respeito. Imagem: Google


Estaremos mais uma vez mergulhando em cada texto usado por eles e revelar qual o real sentido dos mesmos e suas reais interpretações.

Contradições nos relatos

Veja agora em sequência os textos que parecem estarem em conflitos nos evangelhos e carta de Paulo:

"E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro." Mateus 28:1

"E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram." Mateus 28:9
  Lendo os demais versículos podemos ver que elas viram o sepulcro aberto e que Jesus não estava mais lá. Elas então correndo para avisar os demais discípulos, encontraram com Jesus que falou com elas e o adoraram. Vamos ao próximo?

"E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios."
Marcos 16:9

"E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus." João 20:11-14


Nos relatos de Marcos e João, quem está em eminência nas boas novas da ressurreição do Mestre é Maria Madalena, mas nos versículos que antecedem, Marcos também fala de Maria, mãe de Jesus; e João destaca ela como quem viu o Mestre. Mas vamos mais adiante...

"E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?


E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.

E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E
, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes."
Lucas 24:13-31
Já Lucas parece afirmar que dois discípulos a caminho de Emaús viram Jesus primeiro. Mas será que foi realmente assim? Vamos a mais textos contraditórios (segundo eles).

"E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze." 1 Coríntios 15:4-5

Paulo cita Pedro e na sequência os doze que viram Jesus Cristo ressurreto. Eu só gostaria de saber se esse pessoal faz umas boas aulas de hermenêutica e exegese bíblica para interpretar as Escrituras. Vamos a verdade?

Tomé duvidou da ressurreição de Cristo
Após ressuscitar, o Senhor apareceu também a Tomé para lhe mostrar suas feridas. Imagem: Construtores do Reino


Conclusão

Vamos responder calma e organizadamente para que você entenda claramente como foi a história segundo cada um deles narrou. É importante saber que os evangelhos jamais devem ser analisados isoladamente quando se trata de história; pois foram pessoas que escreveram, cujos fatos forma captados de maneira diferente e por ângulos diferentes e por isso se faz necessária uma análise mais abrangente para que se possa ter uma visão global dos fatos. Vamos ver:

1. As mulheres - Segundo os evangelhos, foram ao sepulcro: Maria Madalena; Maria mãe de Jesus; Salomé; Joana e outras. Não foram só as duas Marias que foram ao sepulcro.

2. O sepulcro vazio - As mulheres viram o sepulcro vazio e receberam as novas da ressurreição pelo anjo. Mas quem esteve a frente desses fatos foi Maria Madalena.

3. Anúncio da ressurreição - Maria Madalena e as demais anunciaram aos discípulos o que viram e não creram; mas Pedro com outro discípulo foram conferir os fatos e constataram que era verdade e foram para casa.

4. Aparição de Jesus - Depois que os discípulos foram para casa, Maria Madalena teve um encontro com Jesus ressurreto e foi anunciar aos discípulos que o tinha visto.



5. Dois discípulos - Nesse intervalo, Jesus aparece aos dois discípulos no caminho de Emaús. Eles não sabendo que Maria Madalena o tinha visto, disseram que sabiam do sepulcro vazio, mas ninguém o tinha visto. Eles só perceberam que era Jesus com eles depois que sumiu.

6. Os onze - Jesus aparece aos onze discípulos que estavam reunidos em casa escondidos depois que apareceu a Maria Madalena e aos dois discípulos. Nessa ocasião ele mostra a Tomé suas feridas e prova para eles que havia ressuscitado conforme anunciado por Maria Madalena.

7. Pedro - Depois de aparecer aos discípulos reunidos, Jesus também aparece a Pedro e outros discípulos que foram pescar com ele no mar da Galileia. Nessa ocasião Jesus cobra o amor de Pedro para com ele.

8. A multidão - Jesus segue aparecendo para seus discípulos num espaço de 40 dias e falando com respeito as coisas que haveriam de acontecer. E por fim, Jesus aparece novamente para a multidão de discípulos na sua partida para o céu.

Ficaria uma bagunça colocar aqui as referências da forma como narrei os acontecimentos, mas basta ler todas as passagens mostradas no início do artigo completamente e anotar os fatos ocorridos em todas elas e conseguirá perceber realmente como tudo aconteceu e quem viu Jesus primeiro na ressurreição.

Mas a resposta mais objetiva para nossos críticos confusos é: Maria Madalena viu Jesus primeiro que todo mundo! Examinem as Escrituras como tem que ser e não ficarão tão confusos...

Até porque a maravilha dos relatos não esta em quem viu primeiro, mas que o nosso amado Cristo ressuscitou soberanamente como havia predito. Alguma dúvida sobre quem viu Jesus primeiro em sua aparição?


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

21 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Respostas
    1. Olá amigo! Fico feliz por ter ajudado! Deus abençoe por ler e comentar! Abraço!

      Excluir
  2. Acredito que Jesus ao se manifestar ao discípulos, quando esses estavam trancados com medo dos Judeus. Apenas estavam presentes 10 discípulos, Tomé não estava e creio que Judas também não estava mais na companhia deles. Portanto, eram 10 e não 11 como afirma o sexto ponto. No entanto, fui mui edificado pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo meu querido irmão! Muito obrigado por ler e comentar e fico feliz por ser edificado pelo nosso artigo! Na verdade aconteceram duas aparições envolvendo Tomé no evangelho segundo João.

      Na primeira delas, ele não se encontrava e duvidou de que o Senhor havia aparecido ressurreto como vemos em Jo.20.18-24.


      E na segunda aparição, Tomé estava entre eles e Jesus o convidou a tocar as feridas e meter o dedo na chaga feita pela lança. Confira:

      E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

      Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

      E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! João 20:26-28

      Deus abençoe e espero que tenha esclarecido a questão. No artigo em apreço, faço referência a segunda referência. Abraço!

      Excluir
    2. Amigo, Maria Madalena viu Jesus quando ia dar a notícia da ressurreição aos discípulos (como diz em Mateus) ou Maria Madalena só vê o Cristo ressuscitado quando ela volta ao túmulo?(como diz em João) contradição a vista.

      Excluir
    3. Olá "miguin", como sua pergunta me faz pensar que não leu o artigo; leu pela metade ou não entendeu nada, peço que leia novamente e entenderá por análise dos evangelhos como um todo que os fatos se completam em cada um deles. Então resumindo: SIM, MARIA MADALENA VIU JESUS PRIMEIRO E A MESMA FOI DAR A NOTÍCIA AOS DISCÍPULOS. Não há contradição amiguinho. Obrigado por ler e comentar. Forte abraço!

      Excluir
  3. Ou amado a paz do senhor e as mulheres que jesus se apresentou no caminho. Como esplicar essa ordem por que e dito no texto que maria madalena estava com elas. Como esplicar maria madalena ver ele no sepulcro e com as mulheres? Obrigado tenho aprendido muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus meu irmão Antony Albuquerque! Obrigado por ler e comentar o artigo! Se colocarmos ambos os acontecimentos no mesmo espaço de tempo, com certeza termos um conflito no entendimento das passagens; mas se pensarmos que aconteceram em momentos diferentes não há confusão alguma. Maria Madalena viu o Senhor primeiro e posteriormente quando ia com as outras duas Marias. Entendeu? Espero ter ajudado. Deus abençoe sua vida! Forte abraço!

      Excluir
  4. Excetuando-se a passagem de Coríntios, ainda existem 4 passagens a esse respeito, das quais você só cita 3. Cada evangelista cita um número diferente de mulheres, desde um que afirma ter sido apenas Madalena, outro que diz terem sido ela e a outra Maria, um terceiro que diz terem sido Maria, Madalena e Salomé, além de outro que relata terem sido Maria, Madalena, Joana e outras mulheres.

    Ao que me parece, a confusão não é tão simples quanto você afirma.

    Vejamos:

    O primeiro problema é: quem foi ao sepulcro?

    Mateus, 28

    1 E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da
    semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

    Marcos, 16

    1 E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e
    Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
    2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã
    cedo, ao nascer do sol.

    Lucas, 24

    1 E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao
    sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas
    outras com elas. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as
    outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos
    apóstolos.

    João, 20

    1 E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de
    madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.

    Esse é apenas o primeiro problema. O segundo é: quem primeiro viu a Jesus?

    Vejamos:

    Mateus, 20

    8 E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande
    alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos.
    9 E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus
    lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando,
    abraçaram os seus pés, e o adoraram.
    Lembre-se de que Mateus afirma que eram Maria e Madalena as que foram ao sepulcro. Acompanhe meu raciocínio, pra não ficar tonto. Seguindo:

    Marcos, 16

    9 E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da
    semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha
    expulsado sete demônios.

    Lucas, 24

    15 E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo
    perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.

    Vale ressaltar que nesse momento, Madalena ainda não tinha visto Jesus, mas apenas o túmulo vazio e os anjos que lhe deram a notícia.

    João, 20

    11 E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela,
    pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro.
    12 E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o
    corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
    13 E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse:
    Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
    14 E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé,
    mas não sabia que era Jesus.
    15 Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela,
    cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste,
    dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
    16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni
    (que quer dizer, Mestre)

    Isso para não falar noutros detalhes concernentes ao lugar onde ele primeiro foi avistado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlin Silva! Muito obrigado por ler e comentar, mas está procurando a resposta certa no caminho errado! Você leu o título do artigo? Percebeu a intenção da resposta? Eu não pretendia responder QUANTAS mulheres estavam ou foram lá, mas sim quem viu Jesus PRIMEIRO entendeu? Neste artigo meu intuito foi responder quem viu Cristo ressuscitado primeiro. Eu até achei que havia escrito algo sobre o que perguntou mas não, Então, como sei que não há contradição mas má interpretações sempre nesses casos; vou escrever o próximo artigo para sanar suas dúvidas porque esta do artigo esta sim respondida com sucesso. Forte abraço e o próximo artigo é sobre quantas mulheres e quem foi ao sepulcro.

      Excluir
    2. Eu ia escrever um outro artigo para responder quem viu Jesus primeiro; mas está estampado nas páginas sagradas que foi MARIA MADALENA quem viu primeiro dentre todas as mulheres em suas visitas ao sepulcro.

      "Era domingo de manhã quando Jesus ressuscitou, e a primeira pessoa que O viu foi Maria Madalena - a mulher de quem Ele havia expulsado sete demônios." Marcos 16.9

      Espero que tenha sanado suas dúvidas; mas se ainda ficar difícil entender por este versículo, posso dedicar um artigo extra para isso.

      Excluir
  5. Mesmo assim, a resposta ainda não é clara, porque observando bem, há pelo menos 3 versões. Vou repeti-las novamente, dessa vez, de forma completa e em seguida, comentar. leia atentamente.

    Marcos:

    9 E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da
    semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena

    Aí não há muito o que comentar, porque de fato, apesar de várias terem ido, a primeira a vê-lo é Madalena, como em João 20

    Mateus, 28

    1 E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da
    semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
    2 E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do
    Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e
    sentou-se sobre ela.
    3 E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes
    brancas como neve.
    4 E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como
    mortos.
    5 Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo;
    pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
    6 Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito.
    Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.
    7 Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já
    ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a
    Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.
    8 E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande
    alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos.
    9 E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus
    lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando,
    abraçaram os seus pés, e o adoraram.

    Como vê, não há necessidade de grande conhecimento hermenêutico para entender que aí diz claramente que Maria e Madalena foram ao sepulcro e depois de não terem visto o corpo, foram informadas da ressurreição pelos anjos. Quando voltavam para dar a notícia, o viram. A narrativa está no plural. "9 E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu VOS saúdo. E elas, chegando,
    abraçaram os seus pés, e o adoraram."

    O comentário continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlin Silva, mais uma vez, obrigado por participar. Quanto a questão das mulheres já escrevi sobre em outro artigo; por favor dê uma olhada:

      Quantas mulheres foram ao sepulcro?

      Excluir

  6. Lucas

    1 E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao
    sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas
    outras com elas.
    2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
    3 E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
    4 E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito,
    eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.
    5 E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o
    chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?

    9 E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos
    onze e a todos os demais.
    10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as
    outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos
    apóstolos.
    11 E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as
    creram.
    12 Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e,
    abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando
    consigo aquele caso.
    13 E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que
    distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
    14 E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
    15 E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo
    perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
    16 Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não
    conhecessem.
    17 E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando,
    trocais entre vós, e por que estais tristes?
    18 E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só
    peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido
    nestes dias?
    19 E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que
    dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em
    obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
    20 E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o
    entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
    21 E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas
    agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas
    coisas aconteceram.
    22 É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos
    maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
    23 E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também
    tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
    24 E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam
    ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.
    25 E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer
    tudo o que os profetas disseram!
    26 Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e
    entrasse na sua glória?
    27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas,
    explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
    28 E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia
    para mais longe.
    29 E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é
    tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
    30 E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o
    abençoou e partiu-o, e lho deu.
    31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele
    desapareceu-lhes.

    Lucas também não faz qualquer menção a que Madalena tenha sido a primeira a vê-lo, mas apenas diz que os anjos avisaram-na da ressurreição.

    "22 É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos
    maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
    23 E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também
    tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive."

    Nesse caso, fica claro que ele primeiro apareceu aos que caminhavam, embora eles não o tenham
    reconhecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, no caso de para quem Ele apareceu primeiro; eu ainda fico com o relato mais detalhista da questão sobre isso: "Jesus ressuscitou no domingo bem cedo e apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios."
      (Marcos 16:9)

      Excluir
  7. Que verdade urgente foi publicada? Colocaste somente as discordâncias que há na biblia, traga a verdade,estude,pesquise! Leia Mateus 13:13/Oséias 4:6.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não entendeu não tenho muito o que fazer meu nobre. Não importa a "verdade urgente" que traga, se o entendimento for lento demais, nada adianta... Porque as outras pessoas que comentam estão entendendo? Pense nisso... Abraço!

      Excluir
  8. Bom dia: alguém poderia me dizer o nome do discípulo que correu junto com Pedro e chegou primeiro ao sepulcro? Só para conhecimento!
    Forte abraço.
    Helvio Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido irmão Helvio! Foi João o discípulo amado! Abraço!

      Excluir
  9. Os envangelhos relatam que Jesus apareceu primeiramente a Maria a Madalena ... como é uma visão por 4 angulos diferentes uns se atentaram a relatar o que achou mais importante ... mas que não deixou de ser uma verdade...Cristo ressuscitou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu querido! Esta vendo como quem tem um nível de inteligência e pensa consegue compreender o foco do relato? ELE VIVE! MARANATA! Abraço!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem